terça-feira, 22 de junho de 2010

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

ESTACOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE

CURSO: Ensinando e Aprendendo com as TICS

ALUNO: Milton César Moura

Atividade do módulo II - Navegando em hipertexto sobre hipertexto


A partir do momento que se tem a oportunidade de estar vivenciando novas experiências com base nas tecnologias, a tendência é nos surpreendermos com novos horizontes virtuais de informação. É extremamente curiosa e fascinante essa possibilidade de ligação que se faz tanto ao escrever quanto ao sair da leitura de um texto para acessar outro através de um link, constituindo assim uma metalinguagem capaz de enriquecer e dar suporte ao aprimoramento da informação, sem fugir do assunto, porém, mantendo um intercâmbio contextualizado, penso que isso pode conceituar hipertexto.

Quanto às experiências de navegar através de um hipertexto, posso afirmar que há surpresas em cada acesso, pois a descoberta de novas informações nos direciona a novos conhecimentos e ao mesmo tempo oferece a condição de estarmos paulatinamente sobressaindo diante dos desafios encontrados.

É importante ressaltar que navegar livremente é abrir novos contatos, é deparar-se com o novo, que em muitas situações pode parecer estranho e provocar medo, mas em contrapartida nos traz o ânimo para transpor barreiras e cada vez mais nos envolver com o mundo da (tecnologia) informação.

O mais curioso em relação ao hipertexto é que nós sempre tivemos utilizando esse recurso, principalmente quando ao ler um texto necessitamos usar um dicionário ou mesmo uma enciclopédia para buscar o significado de novos termos ou outras fontes de pesquisas. Esse exemplo me chamou a atenção e certamente se transforma numa surpresa.

Essa viagem através dos links, hiperlinks, ícones, imagens e etc. é realmente uma rede, um intercâmbio, que qualifica, disponibiliza e aperfeiçoa o campo da informação; e agora, mais do que nunca, está ao nosso alcance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário